quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Aula de Farmacologia - Inibidor da monoamina oxidase


Inibidor da monoamina oxidase

Monoamina oxidase
Os inibidores da monoamina oxidase (IMAO) são uma classe de fármacos que actuam bloqueando a acção da enzima monoamina oxidase, sendo utilizados no tratamento da depressão.
  •  

Farmacologia

Os fármacos inibidores da MAO inibem a enzima monoamina oxidase (MAO), responsável por metabolizar monoaminas como a noradrenalina, dopamina e serotonina, aumentando assim a concentração sináptica destas e condicionando maior excitação dos neurónios que possuem receptores para estes mediadores.
Os IMAOs causam uma inibição que é irreversível e não-selectiva, pelo que bloqueiam a acção dos dois subtipos da enzima (MAO-A e MAO-B). Esta característica confere-lhes uma longa duração de acção, mas está também relacionada com os seus efeitos adversos, uma vez que a inibição não-selectiva (e irreversível) leva à acumulação e consequente toxicidade de vários dos subtratos da MAO, sobretudo a serotonina. Por este motivo, é muitas vezes necessária a instituição de uma dieta alimentar específica para reduzir o consumo de substratos da enzima.
Com base em observações clínicas, o aumento da quantidade de mediadores na fenda sináptica está relacionado com a melhoria de sintomas depressivos, embora o mecanismo subjacente não seja perfeitamente claro. A resposta parece residir nas alterações no número e afinidade dos receptores, devidas ao aumento da concentração de mediadores, o que explica também a demora (mais de uma semana) entre o início da terapêutica e a manifestação dos efeitos.

Indicações

A principal indicação para o uso de IMAOs é a depressão major ou sintomas depressivos que não respondam ao tratamento convencional com outros antidepressivos.

Alimentos

Existem alguns alimentos que naturalmente produzem inibidores da MAO, utilizados popularmaente como anti-depressivos.

Efeitos Colaterais

Os IMAOs não são em regra bem tolerados, possuindo alguns efeitos colaterais importantes. São também relativamente frequentes. Estes incluem:

Interacções

A ingestão de produtos com elevadas concentrações de tiramina (uma amina metabolizada pela MAO), tais como banana ou queijos curados, constituem uma das interacções dos IMAO visto a acumulação de tiramina que ocorre pode causar crises hipertensivas, manifestando-se através de dores de cabeça, até hemorragias cerebrais.













5 comentários:

  1. Seria mais interessante se tivesse listado alimentos naturais inibidores de MAO. Aliás, essa ausência de citação de alimentos IMAO é comum por onde passei a vistaa deste assunto na internet. Andrero Xamatom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chá de Banisteriopsis caapi (B. caapi) rico em alcalóides B-carbolínicos inibidores reversíveis principalmente da MAO-A, dando menor possibilidade de eventos adversos como crises hipertensivas devido a ingestão de tiramina. Ver Mckenna,2004. Clinical investigations of the therapeutic potential of ayahuasca:rationale and regulatory challenges

      Excluir
  2. Seria mais interessante se tivesse listado alimentos naturais inibidores de MAO. Aliás, essa ausência de citação de alimentos IMAO é comum por onde passei a vistaa deste assunto na internet. Andrero Xamatom.

    ResponderExcluir
  3. Controlar a ingestão de alimentos ricos em Tiramina. Ela tem efeito hipertensivo. Ex: alimentos processados por longos períodos como queijos e vinho tinto. Fontes alimentares de Tiramina: carnes e proteicos (queijos envelhecidos e processados; sardinhas em lata; produtos curados, congelados, fígado e salsicha)
    Vegetais (ervilhas congeladas)
    Missô (produtos submetidos a fermentação/envelhecimento)

    ResponderExcluir